Desde 01 de agosto de 2015, a coordenação do Curso de Psicologia/UNIMAR está sob a responsabilidade da profa. Ms. ANA LÚCIA LOPES DOS SANTOS.

 

Em entrevista exclusiva ao Blog da Psicologia, Ana Lúcia fala sobre as dificuldades, desafios e conquistas do Curso de Psicologia da Unimar.

O ano de 2015 acabou por ser um ano “atípico” para o Curso de Psicologia da Universidade de Marília. O curso que por mais de uma década foi coordenado por uma única coordenadora, passou por diversas mudanças neste ano até chegar definitivamente à uma nova coordenação e, em meio a todas essas mudanças e demandas administrativas, a coordenadora Ana Lucia Lopes dos Santos abriu um espaço em sua agenda para dar uma entrevista ao Blog da Psicologia.

Ana nos recebeu em sua sala no Bloco IX e conversou sobre sua trajetória profissional e dentro da Universidade onde iniciou como aluna, depois estagiária, voluntária, professora e, agora, chegando ao cargo de coordenadora. Quando perguntada sobre a experiência vivida na Universidade, Ana foi categórica ao enfatizar a equipe multiprofissional da universidade como um grande potencial de seu trabalho “eu vim de empresas onde eu trabalhava no RH e frequentemente eu me via sozinha como psicóloga, apenas entre profissionais de outras áreas, aqui tenho uma equipe diversificada de professores, todos muito competentes em suas respectivas áreas, tenho também livre acesso a outros profissionais da universidade e comunicação direta com outros coordenadores, esta comunicação aberta facilita nosso trabalho e ainda o deixa mais produtivo e gratificante, tenho tido muitos companheiros aqui, pessoas e profissionais da qual me orgulho de trabalhar”, afirmou Ana.

“Destes dezoito anos que estou na Unimar, como aluna, como estagiária, como voluntária, como professora e, agora como coordenadora, pude conhecer pessoas envolvidas nos mais diversos setores da universidade. Estamos em um momento muito bom, a integração entre a equipe está cada vez mais bem-sucedida e o curso em si está crescendo, novos projetos e novas áreas de atuação estão aparecendo e fico muito feliz com isso”, seguiu Ana.

Quando perguntada sobre qual seria a principal marca de sua coordenação, Ana Lucia afirma ser o trabalho em equipe seu principal enfoque “Ninguém sabe tudo de tudo, se uma coisa eu aprendi em todos estes anos trabalhando em empresas [e na universidade] é que ninguém cresce sozinho, e este não é um discurso pra ficar bem no papel e impressionar as pessoas, é uma realidade que temos vivido como equipe. Nos meus primeiros dias, a coordenadora anterior esteve do meu lado e todas as outras coordenadoras também se mostram acessíveis para sanar dúvidas e prestar apoio, a equipe de docentes então nem se fala, temos formado uma equipe que visa o mesmo objetivo em comum: a formação de bons profissionais psicólogos”, reiterou.

Para conhecermos melhor a coordenadora do Curso de Psicologia da Unimar, a Equipe do Blog da Psicologia decidiu enviar a própria Ana um questionário para que ela mesma possa responder com suas palavras. As respostas você confere a seguir:

IMG_20150922_102618386Nome completo: Ana Lúcia Lopes dos Santos

Contato – e-mail:  [email protected]

Entrou na Unimar em: 2015

Formação Acadêmica (graduação, pós, etc): Sou formada em Psicologia pela UNIMAR, fiz especialização na área da Saúde Mental, e Mestrado na área de Negócios – Ciências gerenciais. Todos aqui pela universidade

Áreas em que esta atuando na Psicologia (disciplinas): Atualmente estou como coordenadora do curso de Psicologia de Gestão de Recursos Humanos.

Faz orientação aos alunos, ou esta disponível para procura para iniciação cientifica,  pesquisas, etc… Faço parte da disciplina de Projetos, e Projeto Integrador no curso de Psicologia

No curso de Gestão de RH participo de orientação de estágio curricular e TCC.

Estou sempre aberta para qualquer tipo de orientação.

Já havia atuado como docente antes? Conte-nos sua experiência.

Sim. Aqui mesmo na UNIMAR lecionei por 18 anos. Quando me formei, fui convidada a fazer parte do quadro de funcionários, já que estagiava no RH da empresa. E um ano após essa atividade, recebi a proposta para dar aulas no curso de Psicologia, na disciplina de TEP (naquela época chamava-se TEAP (Técnicas de Exame e Avaliação Psicológica). A partir daí fui assumindo outras disciplinas na área organizacional, uma vez que atuava há bastante tempo em RH. Depois, foram surgindo convites para lecionar nos cursos de Administração, Serviço Social, Ciências Contábeis e Direito, bem como orientações de TCC e supervisão de estágio curricular.

Conte sobre sua trajetória de experiência profissional e pessoal na Psicologia (vida acadêmica; como começou; áreas que já atuou; por quanto tempo; etc.)

Bem, sou formada há 24 anos. Cursei Psicologia na UNIMAR, e meu estágio de Organizacional foi realizado no RH da empresa. Assim que me formei fui contratada para dar continuidade ao estágio, e um ano depois comecei a lecionar a disciplina de TEP, e aos poucos fui assumindo mais disciplinas e cursos, como já citado acima. Paralelamente à atividade de docente, fui contratada num supermercado daqui de Marilia, para realizar o trabalho na área de RH também, permanecendo lá por 12 anos. Após, trabalhei numa metalúrgica por uma ano e meio, e recebi  um convite para assumir o RH de uma outra metalúrgica, ficando lá por mais 07 anos. Enquanto ainda estava nesta última empresa, resolvi deixar a UNIMAR por problemas pessoais, filho pequeno, etc,. e recentemente fui contatada para assumir a coordenação do curso de Psicologia e Gestão de RH

Qual sua visão sobre o “fazer” do Psicólogo enquanto profissional:

A Psicologia é uma profissão fascinante, a começar pelo seu objetivo, que é o de “cuidar”. Cuidar de pessoas em várias frentes de atuação, o que o torna mais responsável ainda pela saúde psíquica das pessoas. Vejo a Psicologia não como profissão, mas como missão de quem assume um papel fundamental na sociedade. Por isso devemos nos preocupar com a formação deste profissional, para que tenha estrutura emocional em sua atuação e faça jus ao ‘diploma que recebeu em sua formatura.

Outros comentários que desejar:

Agradeço a todos os professores, alunos, ao Blog pelo espaço oferecido,  pessoal administrativo que me acolheu de forma tão carinhosa neste meu retorno à universidade. Espero poder contar sempre com pessoas prestativas para que juntas, possamos agregar mais e mais ao nosso curso e à UNIMAR de forma geral. Muito obrigada!