O Curso

Para obter uma boa formação o Curso promove uma formação generalista capacitando seus alunos para desempenhar suas atividades profissionais nas mais diversas áreas de atuação (psicologia clínica, organizacional, educacional, jurídica, hospitalar, etc). Contempla em sua matriz curricular fundamentos históricos, teóricos e metodológicos da profissão, estimula a pesquisa e a prática profissional considerando os processos e fenômenos psicológicos e propicia a interface com campos de conhecimentos afins.

Ato autorizativo: Curso desde 01/08/1975. Reconhecido pela Portaria Ministerial nº 706 de 18/12/2013. Publicado no Diário Oficial da União de: 19/12/2013
Profissional: Psicólogo
Período: Noturno
Duração: 10 semestres

Infraestrutura do curso
O curso de Psicologia possui uma estrutura de alto nível para que os alunos possam desenvolver seus conhecimentos teóricos e principalmente os práticos. Além das salas de aula mobiliadas, com ar condicionado, equipamentos de multimídia, anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, possui uma clínica escola devidamente estruturada para o atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, os alunos atendem um público oriundo de parceria com a prefeitura, particulares, de Marília e região.

Diferencial: com foco na qualidade do ensino aprendizagem, possui tanto em seu currículo quanto nas atividades desenvolvidas no curso de Psicologia, contemplam as habilidades conceituais, humanas e técnicas, o que acarreta grande número de alunos empregados imediatamente após a conclusão da graduação.

Estágio Supervisionado Curricular: oportunizando o conhecimento e a prática das atividades relacionadas ao trabalho. Os estágios curriculares iniciam no 5º termo, com o Estágio Supervisionado Básico (de observação) em áreas da saúde, assistência social, jurídica e da educação, dando continuidade no 6º termo. No 7º e 8º termos, ele tem a oportunidade de realizar estágio de acompanhamento nas triagens realizadas na clínica escola, e iniciar atendimento através da disciplina de Psicodiagnóstico. A partir do 9º termo o aluno realiza estágios em todos os campos de atuação que a universidade oferece, sendo eles escola, empresa e cínica, podendo optar por um dos três tipos de abordagens oferecidas.

Núcleo de práticas: a partir do 3º termo o aluno vivencia uma experiência no Laboratório de Informática com aulas ministradas através de um software na área de Análise experimental do comportamento.

Interdisciplinaridade: o curso se aproveita de todas as disciplinas para apresentar, anualmente, no 8º termo, um trabalho artístico/ cultural (encenação e análise de um filme escolhido pela turma de acordo com o tema a ser trabalhado), encerrando um ciclo de atividades (que se inicia no 1º até o 8º termo).

Semana de estudos: realizações de palestras, oficinas, mesas redondas, análise de filmes, com temas atuais. A SAPSI – Semana Acadêmica da Psicologia promove, além das palestras, exposição de trabalhos científicos dos alunos.

Sarau: evento que acontece anualmente como fechamento da Semana de estudos, realizado pelos alunos e professores qualquer tipo de apresentação cultural e artística.

Projetos Sociais: são realizados vários Projetos Sociais pela coordenação juntamente com os discentes e ainda participação de docentes, os quais são desenvolvidos com o objetivo de inserir o aluno na visão crítica, ética e humanista da sociedade e do mercado. Destacamos alguns deles:
• Projeto amor de criança: participação dos alunos no atendimento às famílias e às crianças com paralisia cerebral com supervisão dos docentes.
• Programa contra o abuso sexual contra e outras formas de violência à criança e ao adolescente: os alunos participam nos atendimentos às vítimas e às famílias, com supervisão dos docentes.

Grupos de estudo: para os alunos de qualquer termo, onde são aprofundados temas do curso (Psicanálise, Psicossomática, entre outros).

Grupo de Iniciação Científica: é uma experiência de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos da graduação da universidade, em diversas áreas de conhecimento, acompanhados por um docente orientador.

Blog da Psicologia: uma ferramenta informatizada sobre tudo o que está ocorrendo no curso, como projetos internos, divulgação de vagas de estágio, de emprego, eventos diversos internos e externos, informações dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia, cursos de formação, entre outros. Site: http://www.blogdapsicologia.com.br.

Visitas técnicas: através das visitas o aluno pode relacionar mais facilmente a teoria à prática, além de estreitar os laços com o mercado de trabalho.

Pesquisa e extensão: há um grande incentivo dos docentes para que os alunos realizem pesquisas através da Iniciação Científica, com possibilidade de apresentação e publicação dos trabalhos. Com as atividades de extensão, há a formação de profissionais imbuídos e comprometidos com a responsabilidade social.

Projetos:
• CEJUSC Itinerante: é um projeto social multidisciplinar com atendimento à população por todos os cursos da IES. A Psicologia realiza Orientação Vocacional, esclarecimentos do processo psicoterápico, entre outras atividades.
• Feira de Profissões: a IES realiza palestras em escolas públicas e particulares com o intuito de apresentar o curso e suas áreas de atuação.

Atendimento à comunidade: várias atividades junto à comunidade são realizadas no decorrer do ano, todas com a participação efetiva dos alunos, em vários eventos, e especificamente na clínica, através das psicoterapias, ludoterapias, orientação vocacional, e atendimento psicopedagógico.

Mais informações sobre o curso: Página do Curso no site da Unimar